PURITA


[out of office reply]

I will be out of Office from 01/11/2007 until 05/11/2007.
If urgent please don't contact.

[top]

depois da citação erudita, eis que chega a vox populi!
para já, esta mensagem está a ganhar:

"ainda bem que já temos 29 anos! e continuamos completamente atrasadas mentais!!!"

[un]birthday!

"There are three hundred and sixty-four days when you might get un-birthday presents ... and only one for birthday presents, you know..."
Lewis Carroll

[como se consola um amigo]

- fogo, isto está tudo a correr mal, perdi o emprego, estou em risco de perder a namorada, já nem ligo ao blog...
- já viste? estás a ter o teu momento Paul Auster...não são todos que podem dizer isto...
[silêncio]
ps. there, there... :)
[nunca ponho smiles, mas é para não pensarem que sou uma insensibilóide sem qualquer sentido de conveniência...]

[pobreza]

um sem abrigo, pelo menos como eu os conheço, não é necessariamente uma pessoa que vive na rua. eu até diria que a maior parte deles, como eu os conheço, até tem um tecto. às vezes vê o céu através do tecto, sem que isso lhe lembre alguma coisa de especial, a não ser "espero que hoje não chova!".
A maior parte da pobreza, pelo menos a que eu conheço, é envergonhada. são mulheres que deixam três filhos em casa [mais um, o marido], para vir buscar comida e roupa para os miúdos à rua. são doentes que compram os medicamentos mês sim, mês não, porque é mesmo assim. são pessoas que se arruinam, que contraem dívidas sem poder, que mesmo que trabalhem têm os salários penhorados por um qualquer contrato de crédito, a maior parte das vezes para comprar os bens mais inúteis. são famílias desagregadas, pais que não falam com os filhos há anos. podia continuar a desenrolar, mas agora os clichés que todos conhecem, bebida, droga, loucura, demência. sinto que há muitos loucos pela noite...e cadavéricos.
de cada vez que saio à rua, à noite, é inevitável pensar que isto não tem solução, que podemos, por outro lado, estar a alimentar também uns quantos encostados que deviam estar a trabalhar, mas hoje penso nos outros. nas pessoas e nas histórias que trazem agarradas.

[I don't do drugs. I am drugs]


'Take me, I am the drug; take me, I am hallucinogenic.'
salvador dali

ps.com esse ar ninguém diria...

[dali no palácio do freixo]


'Drawing is the honesty of the art. There is no possibility of cheating.
It is either good or bad.'

Um lado da obra de s. dali menos conhecido [desenhos e escultura], igualmente ou mais fascinante. magníficos.ma-gní-ficos!
vou ter que lá voltar, que isto de ver exposições em fila indiana não dá!

[da desilusão]

Sempre olhei com alguma consideração para os prémio nobel [sobretudo o da paz] não porque seja uma entendida no assunto, mas porque recordo que alguns prémios nobel da paz foram pessoas e organizações que dedicaram parte da vida a promover o entendimento, a diplomacia, a defesa dos direitos humanos, a bondade entre as pessoas, enfim, a paz.
uma vez me referi ao messias das alterações climatéricas, sendo alguém com quem admiti logo não simpatizar, mas tentando não ter um discurso centrado só nas coisas más. Aliás, compreendo e vejo um direito humano supremo ao bom ambiente e qualidade de vida, mas para mim os prémios nobel, hoje, perderam credibilidade.
que os óscares já eram uma bandalheira publicitária ainda vá...mas os nobel?

[da infantilidade]

'vou só ali fumar um cigarro, só para chatear!'

[e lá levei a linha a passear...]




...nunca pensei que desenhar cansasse tanto!

[ainda a propósito do fado...]

Coincidência ou não, na véspera do aniversário da morte da Amália fui ver o 'Fados' do [aclamado] Carlos Saura, impelida, talvez, pela emoção com que realizou o primeiro filme do que viria a ser uma trilogia dedicada ao Flamenco, ao Tango e agora ao Fado.
Contudo, se o flamenco e o tango se constroem numa estética que resulta da combinação do som com o movimento da dança, diz-se que o fado é mais estático. C. Saura quis quebrar esse preconceito e resolve coreografar os fados e as músicas que vão sendo cantadas durante o filme. A meu ver pessimamente, que odeio a cena do fado com ballet contemporâneo, faz-me sempre lembrar aqueles programas de domingo à tarde em que há um grupo de dança convidado, com fatos esvoaçantes ao som da canção do mar.
Li por aí que o filme também foi feito sob consultoria musical do Carlos do Carmo, o que explica claramente uma selecção de fados longe de ser extraordinária, o protagonismo dado à sua personagem e à da senhora sua mãe, e o 25 de Abril enfiado a martelo, num contexto sem ter nada a ver [deviam sim ter mostrado o Zeca Afonso a cantar alguma das suas baladas ou mesmo fados - fado de coimbra nem vê-lo].
Mas nem tudo é mau...salvam a honra do convento os verdadeiros fadistas [brilhante Argentina Santos] que integram o filme e as participações dos brasileiros Caetano, Chico Buarque e ainda de Lila Downs.
Uma última nota, um bocado triste. Achei inacreditável, para não dizer ofensiva, a parte do filme entitulada de homenagem a Amália Rodrigues, reduzida a um mini filme de um ensaio, numa fase em que a Amália já cantava com voz de bagaço, longe de todo o esplendor da vida daquela que foi a grande voz internacional do fado. Só pode ser de alguém que não estudou bem o assunto, ou que foi mal aconselhado...
Não tem a emoção que se espera e que se vive através do fado e, sobretudo, das letras dramáticas e exageradas cheias de 'oh meu Deus, estou desgraçada'.
E não, não sou nenhuma fanática do fado, só acho que é das coisas mais bonitas que temos e foi maltratada neste filme.


Se canto
Não sei o que canto
Misto de ventura
Saudade, ternura
E talvez amor
Mas sei que cantando
Sinto o mesmo quando
Se tem um desgosto
E o pranto no rosto
Nos deixa melhor

Foi deus
Que deu voz ao vento
Luz ao firmamento
E deu o azul às ondas do mar foi deus
Que me pôs no peito
Um rosário de penas
Que vou desfiando
E choro a cantar
Fez poeta o rouxinol
Pôs no campo o alecrim
Deu as flores à primavera
Ai!, e deu-me esta voz a mim.

ps. e deu muito bem!

[magic]



'there's a new circus in town!'

ps. and you did that crazy dance for me!
cheira-me a antro novo...




XML

Powered by Blogger

make money online blogger templates



© 2006 PURITA | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.