PURITA


[livros]



O telefone lá de casa sempre esteve numa estante com várias prateleiras, cheias de livros, sobretudo livros de trabalho da minha mãe, de estudos e ensaios sobre escritores, tinha os dicionários [não o 'Morais', que esse é fino e está na sala], a colecção da Agatha Christie nas estantes mais abaixo, e nas de cima a colecção encadernada da obra do Eça [uma vez caí na asneira de levar emprestado 'Os Maias' encadernados...triste ideia!]
O meu irmão e eu [era mais coisa minha] sempre tivemos a mania de escrevinhar e rabiscar enquanto falávamos ao telefone. [hoje em dia debato-me mais com o vício de desenhar em reuniões entediantes, o que dá um mau aspecto descomunal, mas é a forma de me manter acordada!].
Na fase da parvoeira, em que vá-se lá entender como é que era possível, mas passávamos horas ao telefone, os alvos preferidos eram as lombadas dos livros que estivessem mais próximos.
A minha mãe bem que tentou pôr uns quantos blocos de papel, tirar as canetas, chegou a encapar com plástico alguns livros..mas, inevitavelmente, as lombadas apareciam com espirais, jogos do galo miniatura, e iam sendo restauradas com fita cola [porque quando não fazíamos desenhinhos, íamos puxando aquelas partes já mais gastas de andarem dentro das pastas].
Volta e meia zangava-se connosco e o assunto eram os 'livros do telefone'!
Desde que me lembro que existo que recordo a casa sempre com livros, e a minha mãe bem que tentava que tivéssemos o que ela chamava de amor aos livros, não só pelo conteúdo e pelas virtudes de ler, mas enquanto objecto a ser estimado.
A maior parte das vezes fazia-o pela negativa, normalmente acompanhado de um 'parece impossível, não têm amor nenhum aos livros!'.
Tinha cada arrepio quando via que nós sublinhávamos os livros da escola com esferográfica, sobretudo porque o traço era inseguro e acabava por não deixar ler como deve ser...e lá mandava outra vez a boca do 'amor aos livros'.
Acho que só quando comecei a ter os MEUS livros é que percebi isso do amor...e eu também gosto de fazer apontamentos em alguns livros que vou lendo, mas sou incapaz de riscar com esferográfica ou fazer desenhos por exemplo, começo a ter os mesmo arrepios.
Talvez seja só trauma, talvez não seja amor nenhum, mas tenho sempre um lápis à mão.

6 Responses to “[livros]”

  1. # Blogger Periférico

    the wit & wisdom of Purita ;-)

    beijos  

  2. # Blogger PCS

    aquele do vargas, riscava-o todo;)  

  3. # Blogger purita

    mauuuuuu!que falta de amor aos livros!:D
    MEDO, estou a ficar como a minha mãe!!!  

  4. # Blogger intruso

    tb gosto de os riscar
    :D  

  5. # Blogger purita

    selvagens!:)  

  6. # Blogger Lis

    O amor aos livros também passa por os viver, sublinhando, escrevendo em margens...mas é também uma forma de os individualizar, de torná-los nossos. E depois não os podemos emprestar. Custa-me muito emprestar livros, confesso! Mas os manuais da escola são outra coisa...Não tenho essa relação com eles e não a cultivo com os meus alunos. Por mim até podem só trazer as páginas que são necessárias.O importante é aprender com eles. Dar-lhes uso...Isto ainda assusta muitos alunos.«Nem pensar! A minha mãe matava-me!»... A cada um sua forma de ler, como de viver.  

Enviar um comentário



XML

Powered by Blogger

make money online blogger templates



© 2006 PURITA | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.