PURITA


E assim foram felizes para sempre...

É com alguma emoção que escrevo hoje!
No Sábado senti-me honrada por ter sido convidada a presenciar a cerimónia de um casamento Hindu! Dois amigos meus, ela indiana, resolveram unir-se em matrimónio e assim passaram a ser um só corpo e alma!
O espectáculo é muito bonito, de cores fortes e intensas, e trocam-se votos de fidelidade e amizade eterna!
O incenso deixou um aroma bom no ar, a música foi constante e a comida que foi servida, bem, a comida deixou-nos a suar!!!(já agora publicidade ao restaurante Mendi no Porto, responsável pelo catering, e diz quem sabe que é dos melhores!)

Gostava de partilhar com vocês aquilo que nos foi transmitido, e quando a informação é privilegiada, porque vem de quem sabe e vive os rituais, tenho a certeza que está correctíssima.



Cerimónia de casamento Hindu

O casamento é a união entre duas almas numa só, a qual integra a personalidade do casal unida pelo firme propósito de realizar e corresponder às aspirações e esperanças um do outro. Esta cerimónia é composta por vários rituais e crenças. Os Hindus acreditam que nenhum homem ou mulher se realiza plenamente até contrair o Santo Matrimónio. Toda a cerimónia é recitada em Sanskrit, uma das mais antigas línguas do mundo, através da qual emanaram várias das línguas Indo-Europeias existentes actualmente.

Durante a cerimónia, o Noivo representa o Deus Vishnu, o sustentador, e a Noiva representa a sua mulher, Lakshmi, a Deusa do bem-estar e da fortuna.

Swagatum (recepção ao Noivo)

O Noivo chega com a sua família e amigos e é recebido e saudado pela mãe da Noiva, que lhe coloca uma marca vermelha na testa. De seguida, a mãe pousa um vaso de barro no chão, para que o noivo o destrua em pedaços, como prova do seu poder, capaz de ultrapassar todos os obstáculos que possam surgir ao longo da sua vida em conjunto com a noiva.
A noiva recebe o noivo colocando-lhe uma grinalda de flores no seu pescoço e o noivo retribui. Este gesto simboliza a aceitação mútua.
(...)
O pai da noiva lava o pé direito do noivo com leite e mel, como sinal de boas vindas, como se de um verdadeiro rei se tratasse.

Ganesh Pooja (invocação do Deus Ganesh)

A adoração a Ganesh significa paz, verdade, amizade e felicidade.

Kanya Daan (entrega da noiva)

A noiva é acompanhada até ao Mandap (palco erguido sobre 4 pilares), pelo seu tio materno, irmã, primas e amigas.
Os pais da noiva simbolicamente entregam a filha ao noivo pela colocação das mãos dela entre as mãos dele.
(...)
Como condição de entrega da sua filha para o casamento, o pai da noiva pede ao noivo que prometa assistir a filha na realização de 3 fins: dharma (moral), artha (prosperidade) e kama (amor).

Hasta Melap (junção das mãos dos noivos)

Os noivos são unidos através de um nó que é atado entre o saree da noiva e a roupa do noivo, com sopari, moedas de cobre, arroz e flores, que significam unidade, prosperidade, felicidade e fertilidade.
Seguidamente o Agni (fogo sagrado) é acendido. O Agni simboliza a iluminação da mente, o conhecimento e a felicidade.
Neste cenário as mãos da noiva são recebidas pelas do noivo e ambos pedem a bênção para que possam desfrutar de uma longa vida de alegria em conjunto.

Mangal Fera (o círculo da vida)

Esta é uma das partes mais importantes da cerimónia, sendo crença dos Hindus que a noiva é protegida pela Lua nos primeiros 7 anos da sua vida, pelo Sol nos 7 anos seguintes e pelo Agni no 7 seguintes.
Os noivos circulam à volta do Agni 4 vezes, simbolizando os 4 objectivos essenciais da vida humana: dharma, artha, kama e moksha (libertação da vida material).
No final de cada círculo cada um dos noivos toca com seu pé direito numa pequena pedra posta no seu caminho, o que significa que eles ultrapassarão, em conjunto, todos os obstáculos que poderão aparecer nas suas vidas.
As 3 primeiras voltas são conduzidas pelo noivo, sendo que na quarta a noiva antecede-se ao noivo, para que, qualquer mal que possa ocorrer no futuro a atinja primeiro a ela e não ao seu marido.

Saptapadi (os sete votos)

Trata-se do momento mais importante da cerimónia, findo o qual se dá a consumação efectiva do matrimónio.
Os noivos dão sete passos juntos e com cada passo eles trocam os votos que representam os sete princípios que irão guiar as suas vidas após o casamento:

- Todas as tuas alegrias e tristezas dividirás comigo. Dou este primeiro passo contigo, pois onde estás também eu estarei.
- A nossa família e os seus interesses eu irei proteger. Onde estiveres infeliz, eu não estarei satisfeito. Assim, dou este segundo passo contigo.
- Para sempre devoto a ti e às obrigações religiosas eu permanecerei. Para continuar doce e aprazível eu dou este terceiro passo contigo.
- Como parte do teu contentamento e da tua dor, e contra os teus inimigos eu permanecerei. Como a minha vontade é ser conduzido pelos teus desejos, dou este quarto passo contigo.
- Assegurarei que nada te falte e este quinto passo dou contigo para que sejamos abençoados com filhos fortes e sãos.
- Que este Fogo Sagrado seja a testemunha da minha honestidade e fidelidade para contigo, quer em actos ou em palavras. Isto prometo neste sexto passo.
- Este sétimo passo eu dou para que sejamos verdadeiros companheiros de vida, para que possamos caminhar juntos nas estrada da vida, com amor e harmonia.

Sindoor Daan (aplicação do pó vermelho)

O noivo aplica o kunkum (pó vermelho) sobre a risca que divide o cabelo da noiva, simbolizando o seu estatuto de casada.
(...)
O noivo curva-se então sobre o ombro direito da noiva, tocando-lhe no coração e proferindo: “O teu coração eu toco para que meu permaneça e o meu te ofereço em troca”.

Pumahuti/ Ashirvaad (finalização da cerimónia)
(...)
Os noivos dirigem-se aos pais pedindo-lhes a benção para o seu casamento.

Vidaai (partida dos noivos)

A partida é o último passo da cerimónia. É um momento triste para a noiva e sua família, uma vez que ela irá deixar a sua família para se tornar parte da família do noivo.

É bonito, não é?

4 Responses to “E assim foram felizes para sempre...”

  1. # Blogger Rui

    partida dos noivos..ok! e depois? a noite de nupcias? ;)

    Rui
    culto da ostra  

  2. # Blogger purita

    caro rui, são eles os criadores de kama sutras, tantras e o camandro, como diz o outro...não é preciso dizer mais, pois não?  

  3. # Anonymous Anónimo

    É bonito, é, Purita. Gostei muito de ler.

    Ah, mas confesso que o meu espírito um pouco materialista e prático fixou melhor o nome do tal restaurante do que o dos vários episódios que descreves...

    Já agora: os indianos inventaram o kamasutra, tantras, e o "camandro" :-), mas também, acrescento: o nosso sistema numérico, incluindo o número zero, e o xadrez... E iniciaram a álgebra e a trigonometria. E um indiano calculou o valor de pi no sec. VI. Tudo coisas que dão jeito!

    P.  

  4. # Anonymous Anónimo

    eu também já assisti a um casamento indiano de uma amiga e fiquei fascimada com a cerimonia chei de signuficado.  

Enviar um comentário



XML

Powered by Blogger

make money online blogger templates



© 2006 PURITA | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.